Na musica "Felicidade" do cantor e letrista Marcelo Jeneci uma estrofe diz que felicidade é só questão de ser.
Sabemos que é difícil significar esse sentimento ou sensação. De maneira geral, pode-se dizer que felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude são transformados em emoções ou sentimentos que vão desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo. A felicidade tem, ainda, o significado de bem-estar espiritual ou paz interior.
Mais sabemos que essa sensação de felicidade é algo individual, pessoal e intransferível. Por outro lado, há uma ideia de felicidade que pertence ao senso comum e é compartilhada pela esmagadora maioria das pessoas: felicidade é ter saúde, amor, dinheiro suficiente, uma família legal, amigos entre outros itens.
Mas será que dinheiro, casamento dos sonhos, filhos criados, praia no verão no fazem felizes?
De acordo com o filosofo Immanuel Kant, que dizia ser a felicidade um estado calcado no âmbito do prazer e desejo, e sem relação com a Ética, esses itens seriam suficiente.
Já para o filosofo Sócrates não havia somente relação da felicidade com satisfação dos desejos e necessidades do corpo, mas que o homem não seria apenas corpo, e sim em principal, alma. Felicidade seria, portanto, o bem da alma, através da conduta justa e virtuosa.
O ser humano quando é feliz é o primeiro a perceber. A questão de discutir a felicidade através da filosofia é importante para que seja mais claro o caminho do encontro dela com o desejo desse grande objetivo da humanidade buscada por todos, e independente da época e sociedade em que se vive.
Estudos científicos recentes têm procurado achar padrões de comportamento e pensamento nas pessoas que se consideram felizes. Alguns padrões encontrados são:
» Capacidade de adaptação a novas situações
» Buscar objetivos de acordo com suas características pessoais
» Riqueza em relacionamentos humanos
» Possuir uma forte identidade étnica
» Ausência de problemas
» Ser competente naquilo que se faz
» Enfrentar problemas com a ajuda de outras pessoas
» Receber apoio de pais, parentes e amigos.
» Ser agradável e gentil no relacionamento com outras pessoas
» Não superdimensionar suas falhas e defeitos
» Gostar daquilo que se possui
» Ser autoconfiante
» Pertencer a um grupo
» Independência pessoal
Não ter ou sentir parte dos itens listados não significa que você é um infeliz total. Muito pelo contrario, é um ser humano mais normal possível.
Desde o momento que nascemos, somos informados que morreremos. Lidar com esse final anunciado no dia a dia é nossa grande missão. Diminuir o buraco entre o nascer e o morrer é o que fazemos desde que saímos da cama todas as manhãs. Às vezes os remendos são maiores, outros nem tanto. Mas, se olharmos de fora veremos que nossas vivencia consiste em tapar buracos. Todo mundo faz, uns anunciam, a maioria esconde. E isso não é errado. Temos apenas que nos sentir assim: como seres errados e errantes que muitas vezes acertamos.
O equilíbrio e bom senso poderia definir o que melhor seria felicidade.
Aqui no espaço terapêutico Sonia Calazans - Terapias Holísticas & Práticas de Espiritualidade buscamos através de terapias esse equilíbrio para deixar a vida das pessoas menos sofrida e com sensações de mais momentos felizes.
Não acreditamos na felicidade 100% do tempo. Como dizia o mestre espiritual Chico Xavier "isso também vai passar". Ou seja, bom ou mal vai passar.
Agende sua terapia! Caso não saiba qual é a melhor para seu momento de vida, sugerimos a Terapia do Acalanto como primeira vez.
Aqui no espaço terapêutico Sonia Calazans - Terapias Holísticas & Práticas de Espiritualidade podemos ajudar você a sentir melhor.
Agende sua terapia! Caso não saiba qual é a melhor para seu momento de vida, sugerimos a Terapia do Acalanto como primeira vez.
Felicidade
Compositor Marcelo Jeneci e Chico César
Haverá um dia em que você não haverá de ser feliz,
Sentirá o ar sem se mexer,
Sem desejar como antes sempre quis,
Você vai rir... sem perceber,
Felicidade é só questão de ser,
Quando chover... deixar molhar...
Pra receber o sol quando voltar.
Lembrará os dias que você deixou passar sem ver a luz,
Se chorar, chorar é vão,
Porque os dias vão pra nunca mais...
Melhor viver meu bem,
Pois há um lugar em que o sol brilha pra você,
Chorar, sorrir também e depois dançar na chuva
Quando a chuva vem.
Tem vez que as coisas pesam mais
Do que a gente acha que pode aguentar,
Nessa hora fique firme pois tudo isso logo vai passar,
Você vai rir... sem perceber...
Felicidade é só questão de ser,
Quando chover... deixar molhar...
Pra receber o sol quando voltar.
Melhor viver meu bem,
Pois há um lugar em que o sol brilha pra você,
Chorar, sorrir também e dançar,
Dançar na chuva quando a chuva vem.
Dançar na chuva quando a chuva vem.
Dançar na chuva quando há chuva,
Dançar na chuva quando a chuva vem.
Agende seu horário!
(51) 99263-1316
Sonia Calazans - Terapias Holísticas & Práticas de Espiritualidade em Porto Alegre